Black Freeza é mais forte que o Beerus?

Personagens como o vilão Frieza e o Deus da Destruição Beerus são frequentemente debatidos, principalmente porque o poder de Frieza aumentou junto com sua "armadura de enredo".

Animes AC

O “power scaling” em animes sempre possuiu uma margem de flexibilidade quanto à sua compreensão. Ser fã de anime significa nunca fugir do debate “Será que o personagem X pode vencer o Goku?” pelos próximos milênios. O propósito dessas discussões de fãs é reviver o prazer de juntar nossas figuras de ação e inventar novas e empolgantes formas para elas lutarem. Claro, esses debates não se restringem apenas ao universo dos fãs, e essa é a metade da diversão.

Dragon Ball é a série que realmente elevou o patamar de escalada de poder. Iniciou como um simples conto de artes marciais e evoluiu para personagens capazes de destruir galáxias com facilidade. Isso gera debates acalorados entre os fãs sobre qual versão de qual personagem é a mais forte, especialmente entre os favoritos. Personagens como o vilão Frieza e o Deus da Destruição Beerus são frequentemente debatidos, principalmente porque o poder de Frieza aumentou junto com sua “armadura de enredo”. Com a introdução de sua nova forma, Black Frieza, surge a questão: ele poderia vencer uma das maiores forças do seu universo?

Como Frieza ficou tão poderoso se tornado o Black Freeza?

Freeza foi introduzido em Dragon Ball como o antagonista principal da Saga Namek, mas não entrou em ação até o final da saga. Na sua primeira aparição, na forma inicial, este pequeno alien busca as Esferas do Dragão Namekianas com o desejo de obter imortalidade, um pedido que Shenron raramente escutou.

O objetivo de perpetuar seu império foi interrompido quando Goku se tornou um Super Saiyajin, pondo fim ao seu domínio de terror em Namek, mas sem matá-lo. Seria outro Super Saiyajin, Trunks, que o eliminaria em Dragon Ball Z, aparentemente de forma definitiva. No entanto, como é típico em Dragon Ball, o tirano megalomaníaco não permaneceria morto eternamente. E certamente não sem adquirir algum aprendizado para se aprimorar.

Uma das principais fraquezas de Freeza é sua arrogância; apesar de seu imenso poder, ele nunca se dedicou ao treinamento para aumentar sua força. Ele já era naturalmente poderoso. Portanto, como um típico millennial que enfrenta alguém superior, a visão de um rival melhor desencadeou nele um impulso para o autoaperfeiçoamento. Revivido, ele compreendeu que o treinamento era essencial para poder enfrentar os Saiyajins.

Essa foi a escolha que concedeu a ele o acesso à sua forma dourada. O Frieza Dourado representou a maior evolução que ele havia experimentado até aquele momento, proporcionando-lhe um aumento extraordinário de poder. Conforme um artigo da V-Jump de janeiro de 2017, a forma Golden Frieza é considerada superior ao Super Saiyajin Blue. A principal desvantagem dessa forma é bastante similar à do Super Saiyajin, pois consome muita resistência, algo que Vegeta e Goku destacaram. Esse problema poderia ter sido resolvido com mais treinamento após alcançar a forma, mas Frieza ainda não tinha terminado de ser humilhado.

A forma Black Frieza estreou na Saga Granolah the Survivor do mangá, exibindo seu poder extraordinário. Ele atingiu essa forma após descobrir uma Câmara do Tempo Hiperbólica em um planeta conquistado, onde treinou por um período equivalente a dez anos. Conhecidos da franquia estão cientes da eficácia da câmara para obter poder de forma acelerada, e Freeza a utilizou com maestria.

Revelado como um adversário avassalador, a V-Jump declarou que o poder de Black Frieza é quase incalculável, superando rapidamente Goku em Ultra Instinct e Vegeta em Ultra Ego, ambos Saiyajins no ápice de suas capacidades. Após tanto tempo sendo subjugado, Freeza se dedicou ao treinamento intensivo, mas resta a questão: ele se tornou mais poderoso que um deus propriamente dito?

O que é um rei para um Deus?

De fato, é bastante complicado determinar a verdadeira extensão do poder de Beerus. Como Deus da Destruição, ele tem como função primordial a destruição de planetas e sistemas solares quando necessário ou desejado. Frieza, por exemplo, necessitava de sua autorização para destruir o Planeta Vegeta, o que demonstra seu controle. Contudo, existem pistas na série que sugerem as limitações de Frieza. Anjos como Whis são reconhecidos por serem mais poderosos que os Deuses da Destruição, e durante a Saga de Sobrevivência do Universo, é revelado que Beerus não é o mais forte dentre todos os universos e que existe um mortal que o supera em habilidade. Beerus admite abertamente que Whis e Zenão são superiores a ele, embora sejam entidades celestiais cujo poder transcende a compreensão humana.

O Super Saiyajin Blue pode não ser suficiente para enfrentá-lo de verdade, mas formas como o Ultra Instinct e o Ultra Ego são derivadas das habilidades usadas pelos Anjos e Deuses da Destruição, respectivamente. Goku e Vegeta, ao utilizarem essas formas, conseguem pressionar Beerus em seus treinos e combates, porém não é totalmente claro o quão próximos eles estão do seu nível.

Toriyama declarou em uma entrevista para o “Dragon Ball Z: Battle of Gods Anime Comics” que, numa escala de poder, o Super Saiyajin God Goku estaria no nível seis, Beerus no dez, e Whis no quinze. Beerus possui um poder imenso, contudo, ele tem uma vulnerabilidade: sua vida está atrelada à dos Supremos Kais, e Shin é o último deles, o que torna a sobrevivência deste essencial para a existência de Beerus. Tal como Piccolo e Kami no passado, a vida de Beerus depende desse indivíduo.

A questão central é se Black Frieza pode competir com Beerus. Apesar de Black Frieza alcançar o nível de um Deus da Destruição, Akira Toriyama já se pronunciou sobre isso. O criador de “Dragon Ball”, que já foi conhecido por suas mudanças de opinião, declarou no “Dragon Ball Volume ‘F'” que Freeza, independentemente de seus esforços e treinamento, não consegue superar Beerus. Essa afirmação foi feita antes da introdução de Black Frieza, o que certamente abre espaço para um debate interessante.

A estratégia mais sensata para Freeza, se ele quiser derrotar Beerus, seria provavelmente buscar a ajuda de Shin, pois enfrentar alguém como Beerus seria um desafio colossal, mesmo para o Black Frieza. Apesar de sua força formidável, é importante lembrar que Beerus possui treinamento avançado em artes marciais e uma vasta experiência acumulada. Freeza, embora poderoso, não é particularmente habilidoso como lutador no universo de Dragon Ball. Ele é astuto e despiadado, mas não possui o treinamento marcial e a capacidade de análise de combate. Isso ficou evidente em seu confronto inicial com Goku, onde o renomado Saiyajin se mostrou um combatente superior. Isso não quer dizer que Freeza nunca possa superar Beerus em força, pois o potencial existe. Contudo, por ora, é extremamente improvável que Beerus seja derrotado pela mais recente transformação de Freeza em um combate leal.

Share This Article
Sair da versão mobile