Uma nova pesquisa indica que animes não são mais exclusivos para adolescentes.
Por: Animes AC
Pesquisa Revela Preferências de Anime
A pesquisa buscou determinar os gêneros de anime mais populares e as preferências principais entre diferentes grupos demográficos no Japão, trazendo à tona descobertas interessantes.
Metodologia da Pesquisa
A empresa de pesquisa Dream Train Internet Co coletou e analisou dados de 500 indivíduos japoneses, tanto femininos quanto masculinos, com idades entre 15 e 59 anos. Esses participantes foram inquiridos sobre os gêneros de anime que assistem.
Adolescentes Japoneses Assistem Menos Anime
Adolescentes japoneses assistem menos anime do que todos os outros grupos demográficos de idade em nova pesquisa. As opções de gênero de anime para cada participante incluíam:
Ação/Batalha, Romance, Histórico, Médico, Suspense/Mistério, Ficção Científica/Fantasia/Terror, Comédia, Família/Fatia da Vida, Desportivo, Música, Eu não assisto anime.
Maioria dos Espectadores de Anime são Homens de Meia-Idade
A pesquisa indicou que 75% dos participantes assistem a animes, sendo a maioria homens de meia-idade. Contrariando as expectativas, os adolescentes representaram o menor grupo de espectadores, com 33,7% expressando desinteresse em animes.
Tendências Opostas nos EUA e Japão
De forma surpreendente, tendências opostas emergem ao comparar uma pesquisa recente com espectadores de animes nos EUA, onde a maioria esmagadora pertence às gerações Millennial e Z.
Realmente, o gênero de anime ação/batalha é o mais popular entre todos os grupos demográficos. Este gênero tem sido consistentemente popular entre todas as idades e gêneros, como evidenciado pelo sucesso de séries como Jujutsu Kaisen, One Piece, Demon Slayer e Dragon Ball.
Anime de Romance Popular Entre Adolescentes
Embora o anime de romance seja também bastante popular, ele ficou em quinto lugar em popularidade na pesquisa, atrás de ação/batalha, ficção científica/fantasia/terror, comédia e suspense/mistério.
É crucial considerar que os dados são autodeclarados e, portanto, podem ser tendenciosos. Além disso, fatores como a taxa de retenção de espectadores de anime, que tende a ser maior entre aqueles que começam a assistir em tenra idade, e a crescente demanda dos cenários educacionais e profissionais sobre os jovens, podem influenciar os padrões de consumo.
Título: Mudanças Constantes no Cenário Midiático
Especificamente, a geração Z no Japão pode ter menos tempo livre para dedicar-se aos animes. Contudo, as preferências estão sempre em fluxo devido à evolução constante do cenário midiático, podendo refletir mudanças nas normas culturais ou serem influenciadas por séries que estabelecem novas tendências.