Segundo um estudo recente da Dream Train Internet Co., os adolescentes japoneses apresentam atualmente a menor audiência de anime entre todas as faixas etárias. A pesquisa buscou determinar os gêneros de anime mais populares e as preferências principais entre diferentes grupos demográficos no Japão, trazendo à tona descobertas interessantes.
Segundo a agência de relações públicas PR Times do Japão, um estudo realizado pela empresa de pesquisa Dream Train Internet Co coletou e analisou dados de 500 indivíduos japoneses, tanto femininos quanto masculinos, com idades entre 15 e 59 anos. Esses participantes foram inquiridos sobre os gêneros de anime que assistem, e a popularidade desses gêneros foi então avaliada com base em gênero, idade e renda anual. Os gráficos gerados a partir dessa análise estão disponíveis para visualização abaixo.
Adolescentes japoneses assistem menos anime do que todos os outros grupos demográficos de idade em nova pesquisa
As opções de gênero de anime para cada participante incluíram:
- Ação/Batalha
- Romance
- Histórico
- Médico
- Suspense/Mistério
- Ficção Científica/Fantasia/Terror
- Comédia
- Família/Fatia da Vida
- Desportivo
- Música
- Eu não assisto anime.
A pesquisa indicou que 75% dos participantes assistem a animes, sendo a maioria homens de meia-idade. Contrariando as expectativas, os adolescentes representaram o menor grupo de espectadores, com 33,7% expressando desinteresse em animes, uma porcentagem maior do que em qualquer outra faixa etária. Isso é particularmente surpreendente, dado que muitos animes populares são direcionados ao público shonen ou shojo, tipicamente voltados para garotos e garotas entre 12 e 18 anos.
De forma surpreendente, tendências opostas emergem ao comparar uma pesquisa recente com espectadores de animes nos EUA, onde a maioria esmagadora pertence às gerações Millennial e Z. O surto de COVID-19 impulsionou significativamente a audiência de animes no Ocidente, enquanto as estatísticas do Japão mostram um cenário diferente. Conforme esperado, os adolescentes japoneses fãs de anime indicaram preferência pelos gêneros de ação/luta e romance.
Anime de batalha e ação reina supremo – assim como o romance para a geração Z
Realmente, o gênero de anime ação/batalha é o mais popular entre todos os grupos demográficos. Historicamente, este gênero apresenta um desempenho sólido em todas as faixas etárias e sexos, como demonstrado pela popularidade de séries como Jujutsu Kaisen, One Piece, Demon Slayer e Dragon Ball.
Embora o anime de romance seja também bastante popular, ele ficou em quinto lugar em popularidade na pesquisa, atrás de ação/batalha, ficção científica/fantasia/terror, comédia e suspense/mistério. De forma interessante, os adolescentes são o maior grupo demográfico que assiste animes de romance. A geração Z, que globalmente perdeu anos valiosos de interação social durante a COVID-19, pode estar buscando formas alternativas de conexão emocional, o que, segundo pesquisadores, pode explicar o aumento de sua audiência nos animes de romance.
É crucial considerar que os dados são autodeclarados e, portanto, podem ser tendenciosos. Além disso, fatores como a taxa de retenção de espectadores de anime, que tende a ser maior entre aqueles que começam a assistir em tenra idade, e a crescente demanda dos cenários educacionais e profissionais sobre os jovens, podem influenciar os padrões de consumo.
Especificamente, a geração Z no Japão pode ter menos tempo livre para dedicar-se aos animes. Contudo, as preferências estão sempre em fluxo devido à evolução constante do cenário midiático, podendo refletir mudanças nas normas culturais ou serem influenciadas por séries que estabelecem novas tendências.
Fonte: PR Times
Olá, pessoal! Eu sou o Agamortis, o contador de histórias oficial aqui do Animes AC. Desde que me entendo por gente, os animes fazem parte da minha vida. Lembro-me de passar tardes inteiras maravilhado com as aventuras de heróis lendários e as reviravoltas emocionantes que só os animes podem oferecer.