Com o término da primeira temporada de “Solo Leveling” de Chugong, os entusiastas do anime produzido pela A-1 Pictures encontram-se em expectativa pela segunda temporada. Ainda sem uma data de lançamento definida para o próximo capítulo da série, os fãs da adaptação do famoso manhwa coreano podem ter que aguardar mais um tempo pelo retorno de “Solo Leveling.
Enquanto os fãs aguardam as próximas aventuras do protagonista de Solo Leveling, Sung Jin-Woo, existem muitos outros animes que oferecem uma combinação semelhante de mistério em expansão, aventura empolgante e combate estético, características pelas quais Solo Leveling é conhecido. Esses animes estão repletos de ação e apresentam heróis audaciosos que encontram um poder surpreendente dentro de si, e Solo Leveling é apenas o mais recente em uma série de adaptações emocionantes que trouxeram histórias aclamadas para as telas.
10 – Jujutsu Kaisen (2020)
Jujutsu Kaisen, um dos shōnen modernos mais aclamados da última década, mescla ação sem igual com uma narrativa emocionante. Acompanhando Yuji Itadori em sua incursão no universo dos feiticeiros de Jujutsu e em sua jornada de autodescoberta, a série se inspira em outros shōnen de batalha renomados, como Hunter x Hunter e Yu Yu Hakusho. Apesar de Jujutsu Kaisen inicialmente parecer um shōnen convencional, a profundidade emocional enfrentada pelos personagens eleva a obra a um patamar raramente atingido por outros animes do mesmo gênero.
Jujutsu Kaisen, um dos animes de destaque do Studio MAPPA, capturou o coração da comunidade de animes em 2020 e continua a impressionar com duas temporadas e um filme prequel. Com uma contagem de corpos que deixa muitos outros animes para trás, batalhas eletrizantes e um elenco de personagens que raramente têm um momento de descanso, Jujutsu Kaisen oferece uma experiência emocionante e repleta de momentos tanto empolgantes quanto angustiantes.
9 – Black Summoner (2022)
À medida que o gênero isekai se destacou no universo dos animes recentemente, Black Summoner pode não ter atingido o patamar de um grande sucesso crítico ou comercial. No entanto, há muito para se apreciar ao longo de sua temporada de 12 episódios, sendo um dos animes isekai mais subvalorizados. Aqueles que são fãs de Sung Jin-Woo, de Solo Leveling, notarão paralelos na trajetória de autodesenvolvimento percorrida por Kelvin em Black Summoner para atingir suas metas.
Embora não seja revolucionário em termos de gênero, Black Summoner recebe bem o público sem exageros; é uma fantasia de poder em sua essência, onde, similarmente a Solo Leveling, o sacrifício é um elemento central. A série oferece mais do que meros protagonistas superpoderosos e dilemas superficiais. Black Summoner pode não inovar completamente, mas ainda proporciona entretenimento que fãs de Solo Leveling certamente deveriam conferir.
8 – Sword Art Online (2012)
Como um dos primeiros e mais notórios isekai, Sword Art Online tem exercido uma influência significativa na indústria de anime por mais de vinte anos, sendo alvo de paródias, imitações e críticas ao longo desse período. O impacto de Sword Art Online é incontestável, e embora possa parecer genérico e repleto de clichês para os fãs mais antigos, ele foi inovador em muitos dos tropos que agora são vistos como padrão no anime moderno.
Com sua primeira temporada focada no lançamento do VRMMO fictício homônimo da série, Sword Art Online acompanha as aventuras de Kirito enquanto ele enfrenta a solidão, o amor juvenil e a ameaça palpável da morte em um mundo onde os jogadores lutam literalmente pela sobrevivência. Embora possa parecer um clichê atualmente que morrer no jogo significa morrer na vida real, Sword Art Online foi um dos pioneiros do gênero isekai a adotar essa premissa e desenvolvê-la em uma narrativa extensa que investiga o impacto dessa realidade tanto nos jogadores dentro do jogo quanto no mundo externo.
7 – Hunter x Hunter (2011)
Transmitida de 2011 a 2014, a adaptação mais recente do anime Hunter x Hunter representa a segunda tentativa de levar o famoso mangá de Yoshihiro Togashi para a televisão. Criada pela Madhouse, a série é notória pelo seu diversificado conjunto de personagens, uma ampla construção de mundo e um complexo sistema de poder que exige mais reflexão do que o típico shōnen de combate. Hunter x Hunter acompanha Gon Freecss, um aspirante a “Hunter”, em sua jornada para forjar amizades, aprimorar suas habilidades e seguir os passos de seu pai para se tornar um Hunter de prestígio internacional.
Embora Hunter x Hunter pareça mais leve que muitos de seus contemporâneos inicialmente, a escuridão da série se intensifica com o decorrer da trama, apresentando aos protagonistas dilemas morais complexos. Como uma das séries mais populares do gênero, Hunter x Hunter é essencial para aqueles que buscam uma aventura extensa com um elenco de heróis e antagonistas carismáticos (embora problemáticos) que são tão assustadores quanto bizarros.
6 – Arifureta: From Commonplace to World’s Strongest (2019)
Com uma adaptação para anime iniciada em 2019 e com previsão de lançamento da terceira temporada em 2024, Arifureta é uma franquia subestimada que conta com uma longeva série de light novels e uma adaptação para mangá. Acompanhando um protagonista que evolui de um zero a herói de forma muito mais rápida do que o típico em animes de fantasia, Arifureta tem muitas semelhanças com Solo Leveling, especialmente no que diz respeito ao protagonista improvável desde o começo.
Embora Arifureta seja centrada na trama de vingança, ela não se enquadra na típica fantasia de poder e, afortunadamente, não se leva demasiado a sério. Pode não ser o isekai ideal, mas oferece um entretenimento agradável e um respiro das narrativas mais audaciosas do gênero. Assim, Arifureta emerge como uma opção interessante para os fãs de Solo Leveling que buscam uma experiência um pouco mais leve.
5 – Overlord (2015)
“Overlord”, criado por Kugane Maruyama, iniciou sua transmissão como anime em 2015 e concluiu em 2022, com um filme programado para ser lançado em sequência. Inspirado no mangá e na light novel de grande sucesso que compartilham o mesmo título, “Overlord” subverte o enredo típico dos animes ao converter seu personagem principal, Ainz Ooal Gown, em uma figura que atua mais como um antagonista no universo em que se encontra.
Embora adote alguns clichês isekai, especialmente nos primeiros episódios, Overlord se destaca ao não temer apresentar um protagonista antipático e desagradável, alguém por quem os espectadores podem inadvertidamente torcer enquanto aguardam suas próximas ações. As jornadas de Ainz podem ser egoístas e voltadas para seu próprio entretenimento, mas Overlord explora como ele coloca essas ideias em prática e como lida com os desafios cada vez menores ao seu poder. Com a estreia recente na Netflix, Overlord tornou-se mais acessível do que nunca para entusiastas de anime.
4 – Berserk of Gluttony (2023)
Lançado no final de 2023, o anime Berserk of Gluttony da A.C.G.T. apresenta Fate Graphite, um protagonista amaldiçoado e desprezado por sua aparente inutilidade. Contudo, semelhante a Sung Jin-Woo de Solo Leveling, Fate possui um poder oculto que só se revela plenamente quando ele confronta sua mortalidade. Tal como Sung Jin-Woo, a habilidade de Fate o torna muito mais poderoso que seus pares, apesar de seus desafios iniciais.
Com uma narrativa dinâmica e animação de qualidade, “Berserk of Gluttony” pode até seguir os padrões do gênero power fantasy, mas executa bem o que se propõe. Com uma temporada de apenas 12 episódios, é uma série que se assiste rapidamente e sem exigir muito do espectador, além de relaxar e curtir a experiência.
3 – The Rising of the Shield Hero (2019)
The Rising of the Shield Hero”, um dos animes mais controversos dos últimos anos, é uma adaptação do mangá e da light novel homônimos, produzido pela Kinema Citrus. Centrado no protagonista Naofumi Iwatani, a série apresenta as dificuldades e desafios de um “herói” que foi inicialmente rejeitado e humilhado pelo mundo que o invocou. Oferecendo uma interessante variação da típica trama isekai, “The Rising of the Shield Hero” explora o desenvolvimento de Naofumi, seus aliados escolhidos e seus adversários ao longo de três temporadas, com a quarta já anunciada.
Apesar de sua natureza controversa e da percepção de que a qualidade diminui conforme a série avança, “The Rising of the Shield Hero” mantém os espectadores retornando a cada episódio para seguir Naofumi em sua jornada de vingança contra aqueles que o prejudicaram. Com uma trilha sonora excepcional do renomado Kevin Penkin, “The Rising of the Shield Hero” é uma série de fácil visualização que, embora não revolucione o gênero, consegue evitar muitos dos clichês típicos dos isekai.
2 – Gate (2015)
Talvez o anime que mais se assemelhe a Solo Leveling em sua premissa inicial seja Gate, que foi transmitido de 2015 a 2016 e, assim como Solo Leveling, produzido pela A-1 Pictures. Após a abertura de um portal em Tóquio, os personagens de Gate, com Yoji Itami à frente, se empenham em compreender o portal e os soldados e monstros medievais que vieram por ele à Terra. Embora tenha um escopo distinto de Solo Leveling, Gate compartilha muitos conceitos semelhantes, como a ideia de um portal para outro mundo se abrindo na Terra, trazendo criaturas e seres de uma realidade completamente diferente.
Embora “Solo Leveling” se concentre no desenvolvimento e na ascensão de seu protagonista, “Gate” foca mais nas intrigas políticas e nas consequências globais de um portal surgindo no Japão. Ao adotar a mesma premissa básica e explorá-la de maneira distinta, “Gate” serve como uma obra complementar ideal para fãs de “Solo Leveling” em busca de uma série com conceitos parecidos.
1 – Tower of God (2020)
Produzido pela Telecom Animation Film, “Tower of God”, assim como “Solo Leveling”, é uma adaptação de um webtoon coreano que vem ganhando popularidade desde seu lançamento em 2010. A história gira em torno das aventuras de Bam e dos amigos que ele encontra durante sua jornada para subir a misteriosa “Torre”. “Tower of God” é notável por suas dinâmicas interações entre personagens e sua animação de tirar o fôlego. Semelhante a “Solo Leveling”, o mistério do universo onde o protagonista reside é um dos elementos mais cativantes da série.
Com a chegada da segunda temporada de Tower of God após quatro anos de espera, este é o momento ideal para os fãs de Solo Leveling se entregarem à Torre de Deus. Com seus mistérios, tanto amplos quanto íntimos, Tower of God mantém os espectadores em suspense a cada episódio, sendo o anime ideal para aqueles que se encantaram com Solo Leveling.
Olá, pessoal! Eu sou o Agamortis, o contador de histórias oficial aqui do Animes AC. Desde que me entendo por gente, os animes fazem parte da minha vida. Lembro-me de passar tardes inteiras maravilhado com as aventuras de heróis lendários e as reviravoltas emocionantes que só os animes podem oferecer.